quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Secretaria transfere policiais que quebraram sigilos pessoais

Segundo "O Estado de S.Paulo", mais de 400 mil pessoas tiveram os dados vasculhados no período de dez anos, de 2000 a 2009, a pedido da Petrobras. As pessoas seriam candidatas a vaga de um emprego na estatal ou em empresas terceirizadas contratadas por ela. A "Folha de S.Paulo" informa que a investigação da Corregedoria detectou que, de janeiro de 2008 a julho de 2009, a Divisão de Capturas passou à Petrobras fichas criminais de 70.499 pessoas. Em troca, os policiais teriam recebido brindes.

Procurado pelo G1 para comentar o assunto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Luiz Flávio Borges D'Urso, afirmou que o caso menciado acima tem de ser apurado com rigor. "Apesar de entender que os dados funcionais não são sigilosos e, portanto, não há quebra de sigilos nisso, entendo também que é preciso apurar se houve irregularidade na maneira que esses dados foram obtidos", disse D'Urso por telefone, nesta quarta.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/secretaria-transfere-policiais-que-quebraram-sigilos-pessoais.html

Mais um factóide da série 'Escandalização do Nada'. O próprio presidente da OAB, entrevistado na reporcagem, é taxativo: 'dados funcionis não são sigilosos'. Mesmo assim, a imprensa mantém a manchete escandalosa, tentando associar este caso à quebra de sigilo da Receita Federal. 


O mais deplorável é que, se a Petrobrás não tomasse as devidas precauções e contratasse criminosos, a mesma imprensa suja criaria o maior escândalo. Preso por ter cão, preso por não ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário