quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Viajante

Texto de Joelmir Beting

Se beber não dirija. Nem governe. Até aqui, em 40 meses de governo, o presidente Lula já cometeu 102 viagens ao mundo. Ou mais de duas por mês, tal como semana sim, semana não. Sem contar, ora pois, as até aqui, 283 viagens pelo Brasil...

Hoje, dia 15, ele completa 382 dias fora do país desde a posse. E pelo Brasil, no mesmo período, 602 dias fora de Brasília. Total da itinerância presidencial, caso único no mundo e na História: Exatos 984 dias fora do Palácio, em exatos 1.201 dias de presidência.

Equivale a 81,9% do seu mandato fora do seu gabinete. Esta é a defesa da tese de que ele não sabia e nem sabe de nada do que acontece no Palácio do Planalto.

Nossa! Todos esses números juntos dão um ar científico e professoral. O problema é que não há nenhuma fonte ou referência. Como saber se tudo isso é verdade?

Governar ou despachar, nem pensar.


Olha, um presidente não deixa de ser presidente quando se afasta do trono. Operário precisa bater cartão de ponto. Presidente, não.


A ordem é circular. A qualquer pretexto. E sendo aqui deselegante, digo que o presidente não é (nem nunca foi) chegado ao batente, ao despacho, ao expediente. Jamais poderá mourejar no gabinete, dez horas por dia, um simpático mandatário que tem na biografia o nunca ter se sentado à mesa nem para estudar, que dirá para trabalhar.


Sabe, isso é típico de filhinho de papai. O sujeito só começa a trabalhar depois que termina a pós-graduação ou MBA e acha que tem moral para criticar quem não estudou porque lutava para sobreviver. A classe média brasileira é mesmo sem noção. 

Entre o presidente analfabeto que constrói 10 universidades e 140 escolas técnicas e o presidente sociólogo, professor da Sorbonne, que não pôs sequer uma carteira a mais em uma sala de aula... a elite brasileira prefere o inútil de boa aparência.


SEM CONTAR AS DESPESAS: FHC, EM 8 ANOS DE GOVERNO, GASTOU R$ 58 MILHÕES, CRITICADOS PELO PT. LULA ATÉ AGORA, EM MENOS DE 7 ANOS, GASTOU R$ 584 MILHÕES! E SÓ AS IDENTIFICADAS PELA IMPRENSA


Eu me lembro que o FHC era chamado pelo pessoal do Casseta de "Viajando Henrique Cardoso". Algum motivo eles tiveram. Mais uma vez, os números são apresentados sem fonte. Mesmo que os números estejam corretos, temos que incluir na conta todos os prejuízos causados pelas crises monetárias, maxidesvalorizações, PROER, privatizações que mais parecem doações, FMI...


E o povão ainda aplaude e vota!


O povão que botou os filhos na universidade, o povão que passou para a classe C, o povão que conseguiu emprego com carteira assinada, o povão que passou do salário mínimo de 60 dólares para 300 dólares... é, o povão aplaude e vota sim. Quem não aplaude é a elite, que não sabe o que é ser pobre e não entende o que está acontecendo no Brasil, que ainda acha que bolsa família é esmola, que reforma agrária é coisa de comunista, que se borra de medo das FARC, que se acha esperta porque lê a Veja toda semana...

Não estou dizendo que o lulla e o pt são grande coisa, mas em comparação com o resto... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário