sábado, 24 de julho de 2010

Desigualdade

No índice da desigualdade, Brasil perde status de alto desenvolvimento. IDH-D é o Índice de Desenvolvimento Humano ajustado pela desigualdade. Neste índice, Brasil perde 19% e estaria na faixa de desenvolvimento médio.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/no-indice-da-desigualdade-brasil-perde-status-de-alto-desenvolvimento.html

Brasil permanece um dos mais desiguais do mundo, apesar de progresso, diz ONU. Relatório de agência da ONU mostra que na América Latina só Haiti e Bolívia ficam piores em cálculos de índice de desigualdade.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/brasil-permanece-um-dos-mais-desiguais-do-mundo-apesar-de-progresso-diz-onu.html

América Latina concentra 10 dos 15 países mais desiguais, diz relatório. Apesar de progressos recentes, Brasil continua bastante desigual. Coordenador da pesquisa culpa 'herança geracional' e políticas ruins.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/07/america-latina-concentra-10-dos-15-paises-mais-desiguais-diz-relatorio.html

Três matérias sobre o mesmo assunto, no mesmo dia, no portal G1. Parece até que as Organizações Globo estão preocupadas com a desigualdade. É muita hipocrisia para quem é contra: (1) Bolsa Família, (2) cotas nas universidades públicas, (3) aumento do salário mínimo, (4) aumento da aposentadoria, (5) PROUNI, enfim, qualquer coisa que o governo faça para reduzir a desigualdade. Inacreditavelmente a Globo não é contra a Mega Sena.


Acho que a Globo sofre de saudosismo dos bons tempos do FHC, quando o Brasil rivalizava com Serra Leoa pelo título de país mais desigual do mundo. Em 2002, no ranking do índice GINI, o Brasil era o 4o pior colocado, entre Suazilândia e Nicarágua. Atualmente caiu para o 11lugar. Não é grande coisa, mas melhorou.
Fonte: http://www.infoplease.com/ipa/A0908770.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário