domingo, 29 de agosto de 2010

Serra faz palestra em clube militar que repudia Farc

O candidato a presidente pelo PSDB, José Serra, faz na tarde desta sexta-feira uma palestra para cerca de cem pessoas, entre militares e civis, no Clube de Aeronáutica, no Rio.

Serra chegou por volta das 14h40 e foi recebido pelo presidente do Clube, tenente brigadeiro- do-ar Carlos de Almeida Baptista.

Na página do clube na internet, Baptista assina uma mensagem, não datada, em que manifesta "repudio à aproximação com os guerrilheiros das Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] que se opõem a um governo legitimamente constituído".

Que coisa mais confusa. A manchete da Falha faz contorcionismo para destacar o óbvio e acaba se embananando. Afinal, qual é a notícia? Serra faz palestra no clube militar, clube militar repudia Farc ou Serra, que repudia Farc, faz palestra no clube militar?

Pesquisei no site do Clube da Aeronáutica e não encontrei a tal manifestação de repúdio, embora eu acredite em sua existência. O que achei, no entanto, é muito mais interessante. O clube militar (sem ligação com o Clube da Aeronáutica) publica uma revista eletrônica e, em um de seus artigos, demonstra o 'desmoronamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia'. Em sua conclusão, o artigo diz textualmente 'Definitivamente, entendemos que é chegado o início do fim para a guerrilha colombiana'.

O artigo explica o surgimento das FARC. As forças conservadoras assassinaram Jorge Eliézer Gaitán em 1948, candidato liberal com grandes chances de vencer as eleições presidenciais colombianas. Após sua morte, 'a parcela do povo que apoiava Gaitán foi então vítima de uma terrível perseguição do Exército controlado pelo Partido Conservador', diz a revista do clube militar. Foi aí que as vítimas tiveram que se unir para autodefesa em torno das FARC. 

Daí concluímos duas coisas: (1) As FARC não são um problema tão grave quanto a imprensa brasileira quer nos fazer crer e (2) pior do que guerrilheiros esquerdistas, é o exército controlado pelos conservadores.

A propósito, alguém sabe o que o Serra falou aos militares? Não, porque ele proibiu a presença da imprensa. Logo ele, o paladino da Associação Nacional de Jornais, o defensor da liberdade de imprensa, aquele que acusa o PT de querer controlar os meios de comunicação, ele PROIBIU a presença da imprensa. Alguém sabe o motivo?
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+fecha+acesso+a+imprensa+em+palestra+a+militares+no+rio/n1237763183693.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário