terça-feira, 17 de agosto de 2010

Saúde tem pior nota em novo índice da ONU para o Brasil

O novo índice de valores humanos divulgado nesta terça-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) revela um desempenho mais baixo do Brasil em termos de saúde do que em trabalho e educação, os três setores avaliados.

O Índice de Valores Humanos (IVH) é composto pelos subíndices de trabalho, saúde e educação e, segundo seus idealizadores, é uma tentativa de levar em conta a importância dos valores humanos para os processos de desenvolvimento.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,saude-tem-pior-nota-em-novo-indice-da-onu-para-o-brasil,593104,0.htm

A primeira impressão é a que fica. A imprensa marrom sabe disso e explora essa fraqueza para dirigir a opinião pública.


A primeira impressão quando se lê a manchete acima é exclamar: "A saúde, que sempre foi tão ruim, piorou! A culpa é do lulla!". 


Quando se faz uma análise um milímetro mais profunda, percebemos que esta é a primeira edição do índice. Se é a primeira vez que o índice é divulgado, como a saúde pode ter piorado? Piorou em relação a quê? Logo se verifica que a imprensa deliberadamente comparou os índices de trabalho e educação com saúde. Misturou alhos com bugalhos. 


Uma manchete igualmente válida seria "Trabalho tem melhor nota em novo índice da ONU para o Brasil". Isso a imprensa partidária jamais vai fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário