domingo, 11 de abril de 2010

O papel da imprensa

A imprensa está executando um trabalho exemplar no caso da tragédia que se abateu sobre o Rio de Janeiro. Está cobrando ações e explicações das autoridades competentes. Sem dó nem piedade. Estas pessoas foram eleitas porque, em tese, são capazes de resolver problemas e não podem se colocar acima do bem e do mal.

Pena que a imprensa não teve a mesma atitude durante a tragédia de São Paulo. A capa da Veja desta semana afirma corretamente que 'culpar a chuva é demagogia'. Porque, então, durante os eventos trágicos de São Paulo, tanto o governador quanto o prefeito acusaram São Pedro e a imprensa comprou esta tese? Porque a imprensa responsabilizou a população pobre pelas enchentes, fazendo inúmeras reportagens sobre os porcalhões que jogam lixo na rua?

Perguntas que a imprensa não fez às autoridades paulistas:

1. Porque o Serra interrompeu a dragagem dos rios?
2. Porque o Kassab demorou 45 dias para decretar estado de emergência?
3. Quem autorizou a construção de infra-estrutura, inclusive uma escola municipal, em um bairro chamado Jardim Pantanal (o bairro não se chama pantanal à toa).

Mais um caso de dois pesos, duas medidas. Mais uma vez a imprensa passa a mão na cabeça dos amigos do Instituto Millenium (Vide: http://www.imil.org.br )

A imprensa serve ao triste papel de forrar a gaiola dos tucanos a fim de aparar as eventuais 'sujeiras' destes animais que precisam ser extintos na próxima eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário